Histórias de Sucesso

Como a Comunitive Employee revolucionou o engajamento e a cultura na Avenue

Marcos Morcelli
Employer Branding na Avenue
“Quando nos deparamos com esse enorme desafio de fazer com que os colaboradores se envolvessem mais nas comunicações internas para se atentar às informações da companhia, descobrimos a plataforma da Comunitive Employee como uma solução incrível para conseguirmos aproximar os colaboradores desses comunicados e informações.”

Sobre a Avenue

A Avenue é uma corretora e plataforma de investimentos pioneira em possibilitar que brasileiros invistam em ações listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos. 

É pioneira e líder do segmento de investimentos americanos para brasileiros e em abertura de contas para investimentos para brasileiros nos EUA. 

Há 5 anos em operação, a Avenue possui sede em Miami e São Paulo, com times integrados que desenvolvem produtos e serviços financeiros, aprimorando constantemente a experiência dos brasileiros que buscam uma vida financeira global, utilizando moedas como dólar e euro em sua carteira.

Desafios no engajamento de colaboradores e comunicação interna

A Avenue tem como propósito democratizar o acesso dos brasileiros ao mercado financeiro americano. Ao longo dos últimos anos, a empresa se empenha em comunicar internamente todas as atividades e eventos relevantes, tanto dentro da organização quanto no cenário financeiro global.

Nesse período, a Avenue experimentou um crescimento expressivo, ampliando não apenas sua equipe, mas também sua oferta de produtos e serviços. 

Com isso, a empresa enfrentava desafios de manter os colaboradores engajados e bem informados sobre tudo que envolvia seu mercado de atuação e como suas complexidades impactam o dia a dia.

A Avenue tradicionalmente enviava todas as comunicações em formato de texto, predominantemente através da Intranet e do tradicional e-mail. Apesar dos esforços para reduzir o tamanho dos textos e torná-los mais acessíveis aos colaboradores, a abordagem por e-mail e na Intranet nem sempre era eficaz, dada a falta de amigabilidade e atratividade visual.

Além disso, havia o desafio de integrar efetivamente os colaboradores, inspirando neles um sentimento autêntico de fazerem parte do todo, principalmente devido à presença global da empresa e à estrutura híbrida de 1/3 de suas equipes.

Outro desafio da Avenue era disseminar a sua cultura forte e sua marca empregadora não apenas para os seus colaboradores, mas também para o público externo.

Reconhecendo essas dificuldades, a empresa percebeu a necessidade de adotar uma abordagem mais interativa e envolvente de comunicação e engajamento. 

“Quando nos deparamos com esse enorme desafio de fazer com que os colaboradores se envolvessem mais nas comunicações internas para se atentar às informações da companhia, descobrimos a plataforma da Comunitive Employee como uma solução incrível para conseguirmos aproximar os colaboradores desses comunicados e informações.” 

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

A Avenue encontra a Comunitive Employee e cria o Programa de Colaboradores The Global Ones 

Ao contratar a Comunitive, a Avenue criou o Programa de Engajamento de Colaboradores chamado The Global Ones, que facilitou o acesso e a absorção de conteúdo pelos colaboradores, introduzindo formatos mais inovadores e não tradicionais, proporcionando uma experiência gamificada mais eficiente e envolvente.

Como o The Global Ones engaja colaboradores na leitura efetiva de conteúdos por meio de desafios estratégicos

Na Avenue, uma prática comum envolve o lançamento de produtos, serviços, conteúdos internos e manuais, utilizando a plataforma como meio para implementar estratégias com foco nesse propósito.

Um exemplo concreto foi o lançamento de um manual abrangente, composto por mais de 70 páginas repletas de conteúdo. Era fundamental que todos os colaboradores lessem esse material para se manterem informados sobre todas as informações básicas relacionadas aos temas. 

Para assegurar a leitura efetiva, foram criados desafios com quizzes relacionados ao manual, avaliando o entendimento dos colaboradores e identificando eventuais dificuldades. Essa abordagem, somada a estratégia de gamificação e reconhecimento, garantiu que os colaboradores realmente lessem partes cruciais do manual. 

Ao término dos desafios, pesquisas foram conduzidas para avaliar a compreensão das pessoas sobre o conteúdo, o produto ou serviço recém-lançado. 

Ao analisar os relatórios dos desafios, a equipe obteve insights analíticos sobre as percepções e entendimentos dos colaboradores em relação ao produto ou serviço lançado, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das opiniões e sugerindo possíveis melhorias.

Atualmente, todo conteúdo novo fica disponível na Plataforma, facilitando e aumentando o consumo por parte dos colaboradores. Além disso, proporciona aos administradores do Programa todas as informações necessárias para avaliar se todos os colaboradores estão lendo e compreendendo esses conteúdos.

A importância da informação para a excelência dos colaboradores na Avenue

Manter os colaboradores informados sobre o mercado é essencial tanto para o negócio da Avenue quanto para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo em sua jornada dentro da companhia. Afinal, se os colaboradores não compreendem suas funções, direções e as últimas novidades, podem sentir-se perdidos, resultando em uma produção desvinculada e prejudicial, inclusive para o progresso de suas carreiras.

Ao entenderem as tendências, oportunidades e desafios do setor, os colaboradores se tornam ativos valiosos, capazes de contribuir de maneira mais significativa para os objetivos e sucesso da empresa no dinâmico mercado financeiro.

Os principais resultados alcançados pela Avenue com o The Global Ones

1 - Comunicação interna eficiente

A Avenue experimentou uma transformação significativa em sua comunicação interna ao adotar a plataforma da Comunitive Employee. 

Os comunicados e informativos ficaram mais atrativos, sendo apresentados em pílulas e trilhas. Esse modelo associado a estratégia de gamificação com recompensas automatizadas, incentiva os colaboradores a lerem e interagirem.

Os colaboradores agora participam ativamente dos fóruns, respondem a pesquisas e desempenham um papel essencial no processo de crescimento, fornecendo valiosas contribuições para as comunicações da empresa.

O resultado da melhor comunicação com a equipe é um maior engajamento dos colaboradores com a empresa.

2 - Colaboradores Embaixadores participam de ações de Employer Branding e ampliam o alcance da marca Avenue

A implementação do programa de colaboradores resultou no aumento do engajamento dos colaboradores nas iniciativas de Employer Branding, ampliando a disseminação de conteúdos da empresa nas redes sociais individuais dos colaboradores. 

Atualmente, a equipe demonstra maior envolvimento ao compartilhar notícias sobre a empresa, conteúdo da marca e publicarem posts espontâneos sobre a Avenue em suas redes sociais. 

Os colaboradores se transformaram em verdadeiros embaixadores da marca Avenue, promovendo a empresa de forma autêntica e totalmente orgânica, ampliando o alcance da marca no mercado e fortalecendo o employer branding. 

3 - Salto na nota no Glassdoor consolida a Avenue como a líder em satisfação de colaboradores entre todas as concorrentes

Ao fortalecer o Employer Branding e transformar os colaboradores em porta-voz da empresa, a Avenue viu sua nota do Glassdoor aumentar efetivamente, indo de 3.8 para 4.7. Essa melhoria de quase 1 ponto na avaliação destaca o impacto positivo dessas iniciativas no feedback e na percepção dos colaboradores sobre a empresa.

“Dentre os nossos principais concorrentes, nós somos a empresa mais bem avaliado do Glassdoor, que é praticamente uma vitrine para talentos.”

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

4 - Atração de talentos 4x maior

Ao consolidar a marca empregadora, a Avenue notou um aumento no volume de inscrições para as vagas, com o envio de currículos cada vez mais alinhados e especializados.

“Conseguimos quadruplicar as inscrições nas nossas vagas, mesmo tendo praticamente o mesmo número de vagas divulgadas. Só no primeiro mês de 2024, a Avenue já recebeu 489% mais candidaturas nas vagas abertas do que no mesmo período do ano anterior.”

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

A empresa agora quer ser reconhecida como referência, a top of mind, não apenas para aqueles que já atuam no setor financeiro, mas também para aqueles que desejam integrar-se em uma empresa com uma cultura forte e que possui uma ferramenta de engajamento como grande diferencial.

5- Redução no tempo de contratação de novos colaboradores

Outro ponto de destaque foi a diminuição no tempo de contratação, resultado das iniciativas de fortalecimento da marca empregadora, a construção de uma cultura organizacional forte e a recepção de currículos mais qualificados.

Essas estratégias não apenas agilizaram o processo de contratação, mas também contribuíram para a formação de uma equipe sólida e alinhada com os valores e metas da empresa.

6 - Fortalecimento da cultura organizacional

“Um dos grandes diferenciais na Avenue é mostrar que somos uma empresa do mercado financeiro, mas não somos qualquer empresa do mercado financeiro. A nossa cultura é diferente das outras empresas do mercado.”

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

A Avenue vem construindo o compromisso de fortalecer sua cultura organizacional. O desafio diário é disseminar essa cultura tanto interna quanto externamente e apresentar a experiência positiva de trabalhar na Avenue tanto o público interno quanto externo.

Ao implementar o Programa de Colaboradores, a Avenue fortaleceu sua cultura de forma humanizada e envolvente, com foco em atingir os objetivos estratégicos da companhia e se destacar entre as empregadoras.

Mais do que simplesmente apresentar a cultura aos colaboradores, a Avenue conseguiu gerar um sentimento de orgulho e pertencimento no time.

A proposta não era apenas que entendessem a cultura, mas que a sentissem verdadeiramente e a tornassem uma prática, presente em cada interação, projeto e decisão. 

7 - Aumento do senso de pertencimento e felicidade no trabalho

Um resultado importante que a Avenue conquistou ao implementar a Comunitive foi o aumento do senso de pertencimento dos colaboradores.

A empresa se deparava com o desafio de integrar efetivamente os colaboradores, inspirando neles um sentimento genuíno de fazer parte do todo.

Ao participarem do Programa, cada colaborador percebeu-se como parte essencial do sucesso coletivo.

A Avenue implementou uma plataforma eficiente, que auxiliou na construção de uma base sólida para o desenvolvimento de uma equipe coesa, comprometida e verdadeiramente integrada à identidade da empresa.

“Os colaboradores sentem que o Programa The Global Ones é como um amigo que faz parte do dia a dia, onde ele pode ajudar a realizar tarefas do trabalho de forma descontraída. A plataforma Comunitive trouxe um sentimento de felicidade aos colaboradores. Os colaboradores sentem-se mais felizes, mais confortáveis ​​em trabalhar, porque eles sabem que fazem parte da empresa.” 

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

8 - Maior adesão na pesquisa de eNPS

Antes da adoção da Comunitive, a participação em pesquisas internas na Avenue era um desafio para o time de RH. Com a implementação do Programa, houve um aumento no envolvimento dos colaboradores em pesquisas internas

A plataforma proporcionou uma experiência mais acessível e amigável, incentivando ativamente a participação dos colaboradores. 

Esse avanço na facilidade de participação contribuiu para a coleta de dados relevantes e valiosos, permitindo à Avenue tomar decisões mais informadas e alinhadas com as necessidades e expectativas de sua equipe.

Desde a implementação da solução da Comunitive, o engajamento com as respostas do eNPS na Avenue aumentou muito. 

Em apenas um ano, a taxa de resposta passou de 55% para 76%. Atualmente, a taxa é de 89%, representando um crescimento impulsionado pela participação ativa na plataforma.

Agora, os colaboradores compreendem melhor a importância do NPS e sentem-se motivados a participar.

9 - Conexão entre colaboradores do Brasil e do exterior

A ferramenta revelou-se uma importante aliada para fortalecer a conexão entre os colaboradores, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e também entre esses dois contextos. 

Com sedes em São Paulo e Miami, a Avenue conseguiu unificar todas as equipes em um espaço único, proporcionando um ambiente divertido, informativo e repleto de desafios interessantes.

A plataforma possibilita uma interação mais significativa entre os colaboradores, diferentemente do Slack, que é a principal ferramenta de comunicação da empresa.

A inclusão de todos os colaboradores dos Estados Unidos no The Global Ones foi uma conquista significativa. Isso ajudou a combater a sensação de não pertencimento, frequentemente associada às experiências centradas no escritório de São Paulo.

A plataforma proporcionou uma solução eficaz para unificar as equipes, permitindo inclusive o envio de brindes, o lançamento de desafios e a divulgação das atividades em Miami. 

Dessa forma, a Avenue promove uma integração mais coesa entre os colaboradores, independentemente do contexto geográfico específico.

10 - Criação de uma trilha de onboarding única e efetiva 

Abordando especificamente o onboarding, ao utilizar a plataforma a empresa desenvolveu uma trilha de desafios para todos os novos colaboradores, oferecendo uma introdução única à Avenue e à equipe.

Assim, os novos colaboradores têm uma experiência positiva desde o momento em que iniciam na empresa. Ao entrar, eles se deparam com a plataforma que oferece uma trilha de desafios e um onboarding gamificado, tornando a absorção de informações mais fácil.

Em meio ao fluxo intenso de informações e reuniões iniciais que enfrentam os novos colaboradores, a plataforma contribui para aumentar a sensação positiva associada ao início de um novo emprego.

A criação de desafios específicos permitiu que os novos colaboradores conhecessem as diversas áreas da empresa. Por exemplo, um colaborador do setor de Employer Branding pode explorar e entender a área Jurídica por meio da plataforma.

Além disso, há seções dedicadas a cada área, contendo materiais estruturados e informativos sobre as atividades, desafios e pessoas envolvidas. 

Esse esforço para aprofundar o conhecimento sobre cada área tem gerado resultados significativos, contribuindo para a integração eficaz dos novos colaboradores e proporcionando uma compreensão mais abrangente do funcionamento interno da empresa.

“As empresas que não estão com a plataforma instalada ou ainda não conhecem, estão, de alguma forma, um pouco mais atrasadas em relação a isso.”

Marcos Morcelli - Employer Branding na Avenue 

11 - Decisões estratégicas com base nos resultados obtidos no Programa

Por meio da análise dos resultados obtidos nos desafios, a empresa agora consegue embasar decisões estratégicas relacionadas à Comunicação Interna, Employer Branding e muitas outras questões relacionadas ao negócio.

Comunitive Employee transformou o engajamento de colaboradores da Avenue

A jornada da Avenue, da superação dos desafios iniciais aos resultados impactantes, destaca a habilidade da empresa em inovar e adaptar-se. A Comunitive Employee tornou-se a peça-chave, proporcionando soluções inovadoras para comunicação interna e engajamento de colaboradores.

O Programa The Global Ones modernizou a troca de informações, impulsionando uma revolução cultural. Os resultados tangíveis, como a redução no tempo de contratação e o fortalecimento da cultura organizacional, refletem o compromisso coletivo e a inovação na comunicação interna.

A Avenue não apenas informa, mas inspira, criando uma comunidade interna coesa. Este sucesso é um exemplo claro da capacidade da empresa em evoluir e inspirar sua equipe a atingir novos patamares de sucesso.

A Avenue é a primeira conta americana para brasileiros que desejam investir, receber, pagar e comprar, estando onde estiverem, de forma tranquila, simples e segura.
Solução Utilizada
Comunitive Employee
Desafio
Em um momento de crescimento acelerado, a empresa tinha o desafio de manter os colaboradores engajados e bem informados sobre tudo que envolvia seu mercado de atuação e como suas complexidades impactam o dia a dia. A comunicação por e-mail e Intranet, mostrou-se pouco eficaz, levando a Avenue a buscar uma solução inovadora, a Comunitive Employee. O Programa de Colaboradores da Avenue, chamado The Global Ones, foi criado para garantir o alinhamento organizacional por meio de uma plataforma envolvente, interativa e gamificada.
Segmento da Empresa
Atividades de serviços financeiros

Vamos conversar?
Solicite uma demonstração personalizada para sua empresa

Nossos especialistas irão mostrar de forma detalhada como a solução da Comunitive irá impulsionar o engajamento das pessoas com sua empresa.

Preencha o formulário abaixo e receba o contato de um especialista em até 5 minutos úteis.

Feita para equipes a partir de 25 colaboradores

Ao preencher o formulário, você está ciente que a Comunitive poderá enviar comunicações conforme os seus interesses. Você pode modificar as suas permissões a qualquer tempo. Para mais informações, confira a nossa Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Recebemos sua solicitação!
Em breve um especialista entrará em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.