Histórias de Sucesso

Como a Feedz alavancou o engajamento dos participantes no FeedzDay 2023 com a Comunitive

Paloma Sganzerla
Community Manager
"Conseguimos centralizar tudo o que a gente queria que as pessoas soubessem e fizessem em um único lugar. A Comunitive é uma plataforma que engloba tantas outras plataformas. Essa centralização permite que você faça tudo. É muito difícil encontrar algo tão completo."

Introdução

Organizar um evento de desenvolvimento profissional não é uma tarefa fácil. Vai além de encontrar os palestrantes ideais, local, data, e todas as burocracias. Ao realizar um evento, não só esses fatores, como toda a experiência que sua empresa proporciona, determinará se:

  • O participante quer ou não voltar na próxima edição;
  • O participante vai se aproximar mais ou se afastar da sua marca;
  • O que o participante falará da sua marca para as outras pessoas.

Como proporcionar um dia em que as pessoas chegam de viagem, passam horas ouvindo e absorvendo conteúdo, mas também se sentem parte daquilo, se divertem e criam conexões com pessoas que talvez não seria tão possível antes? Foi exatamente isso que a Feedz, que topou compartilhar em mais detalhes como foi a experiência e os resultados, realizou no FeedzDay 2023 com a plataforma da Comunitive! 

Sobre a Feedz

A Feedz é uma HR Tech brasileira que faz parte do grupo TOTVS e é uma plataforma criada de pessoas para pessoas, com o objetivo de cuidar e fazer a gestão de pessoas, com foco em tornar o setor mais estratégico e produtivo!

Assim como nós, a Feedz acredita e se dedica para tornar os ambientes de trabalho mais felizes! E com isso, claro, não tinha como não dar match entre Comunitive e Feedz, né? 😄

O que é o FeedzDay

Neste ano (2023), a Feedz realizou a segunda edição do FeedzDay, um dia dedicado para reunir a comunidade de RH de todo o Brasil.

O evento reúne mais de 600 profissionais, incluindo os grandes nomes do mercado de RH, em uma curadoria incrível de conteúdo. O evento representa a concretização de um sonho para toda a equipe, conforme expresso por Paloma Sganzerla, Community Manager da Feedz, com a responsabilidade de executar o programa destinado a reunir a comunidade de Recursos Humanos, proporcionando uma imersão na cultura da Feedz.

O objetivo do evento é promover a partilha de conhecimentos e experiências por meio de palestras e vivências exclusivas, a fim de inspirar os profissionais a alcançarem novos patamares de desenvolvimento, elevando consequentemente o padrão na área de gestão de pessoas. Além disso, o evento visa fomentar o networking e a criação de conexões valiosas entre os participantes.

Créditos das imagens: Feedz

Como o evento poderia ser ainda melhor

Para o evento, a Feedz visa oferecer diversas experiências em uma só.

Pensando nisso, na edição anterior do evento, em 2022, a Feedz já acreditava na gamificação como uma ferramenta poderosa e decidiu testá-la (mesmo sem muita estrutura) para alavancar o engajamento no evento.

Ela acabou não sendo tão efetiva pela falta de uma metodologia e ferramenta adequadas para ação.

Em 2023, o departamento de Marketing e o grupo responsável pela experiência do participante na Feedz identificaram na solução oferecida pela Comunitive uma oportunidade para inovar na nova edição do evento, promovendo conexão, engajamento e recompensas exclusivas.

A intenção não se limitou apenas a aumentar o engajamento dos participantes durante o evento, mas também a ampliar o impacto antes e depois de sua realização. A meta foi envolver ativamente todos os participantes, proporcionando uma experiência que os faça sentir-se integralmente parte do evento, ao mesmo tempo em que se divertem.

Ah! E o programa não foi apenas para o público externo, viu? A ideia foi criar uma estratégia de engajamento para os colaboradores da Feedz também, chamados entre eles de “Parrots”, já que são parte essencial para ditar o clima e a organização do evento.

Principais objetivos da plataforma de engajamento

Na plataforma da Comunitive, é possível segmentar o público, entregando diferentes comunicações, desafios e demais recursos para diferentes grupos de pessoas. Por isso, a Feedz e nosso time de Customer Success elaboraram juntos uma estratégia pensando em direcionar atividades aos participantes, outras aos colaboradores e outras para toda a Comunidade em geral (participantes + colaboradores).

Estratégia para os participantes

O principal objetivo da plataforma de engajamento, pensando nos participantes, ou seja, na comunidade de profissionais de RH que estariam no evento, era entregar o que a Feedz desejava para a primeira edição: fazer com que eles fizessem e se sentissem parte da construção do evento.

Em outras palavras, fazer com que as dinâmicas das plataformas fossem outro evento dentro do evento.

"Queríamos transformar a experiência em todos os sentidos e construir um senso de pertencimento", disse a Paloma. "Conseguimos centralizar tudo que a gente queria que as pessoas soubessem e fizessem em um único lugar".

Confira alguns dos exemplos das principais atividades realizadas:

  • FAQ: disponibilizar e centralizar informações para os participantes dos eventos, para o antes, durante e pós-evento. Como: localização, restaurantes próximos, estacionamento, hotel, referências, lugares turísticos para aproveitar a viagem, etc.
  • Conexão: os participantes podiam se conectar e conhecer melhor antes do evento acontecer. 
  • Expectativas: aquecer o público para o grande dia, compartilhando expectativas e mantendo-os ativos em relação ao evento.
  • Ações com a marca: desde incentivar os participantes a irem ao stand da Feedz para assistir uma demonstração até engajarem em tentar adquirir o brinde da empresa (Pipo), por exemplo.
  • Engajamento nas redes sociais: incentivarem as publicações e compartilhamentos nas redes sociais sobre o evento e suas participações.
"Isso aconteceu absurdamente. Só dava FeedzDay antes, durante e depois do evento", contou a Paloma.

Resultados destaques

  • Grande ativação da marca nas redes sociais com relação à edição anterior;
  • Menos dúvidas, economizando o tempo da equipe e dos próprios participantes;
  • Oportunidades de conhecer a Feedz na prática e terem um grande contato com a equipe.

Estratégia para os Colaboradores

O FeedzDay é um projeto que demanda muito dos colaboradores, especialmente do time de Marketing. Sabendo que os “Parrots” trabalham muito, a Feedz também queria proporcionar uma oportunidade de experiência diferente para a equipe no evento, para além do trabalho.

“É óbvio que é recompensador e satisfatório saber que tem o dedinho seu num evento dessa proporção impactando tanta gente, mas é legal saber também que você foi lembrando, que você também está ali para se divertir e para ganhar também”.

Confira alguns dos exemplos das principais atividades realizadas:

  • Ações de comunicação interna para ajudar a equipe na organização pessoal, planejamento da viagem e dicas;
  • Alinhamento e centralização das informações que precisavam garantir que a equipe tivesse para se prepararem para o evento;
  • Potencialização do engajamento, interação, experiência e diversão dos colaboradores enquanto trabalham;
  • Aumento de publicações engajamento nas redes sociais.

Como foi o programa

Confira os principais destaques do programa divido pelas etapas pré, durante e pós-evento:

Pré-evento

Nesta etapa, a plataforma foi utilizada para alguns objetivos:

  • Aumentar a eficiência da comunicação de informações importantes sobre o evento, como local, horários, programação, etc. 
  • Criar expectativas sobre o evento, liberando informações exclusivas e divulgando detalhes do evento.
  • Criar awareness, movimentação nas redes sociais sobre o evento, e criar o sentimento de desejo e curiosidade nas pessoas que não conhecem o evento.

Durante o evento

  • Ao longo do dia, vários desafios foram propostos para aumentar o alcance do evento nas redes sociais;
  • Ampliar o engajamento dos participantes com ações importantes que ocorreram ao longo do evento, como a exposição dos patrocinadores;
  • Aumentar a participação nas diferentes experiências que tinham sido planejadas para o dia, como a amarelinha, máquina do Pipo, demonstração no stand, etc.;
  • Desafios voltados para relacionamento (ex.: fotos em grupo e fazer o “fly feedz”, gesto simbólico da cultura Feedz) incentivando networking e desenvolvimento;
  • Ações para deixarem recados para o time de Customer Success e feedbacks sobre a empresa;
  • Celebração dentro da plataforma marcando outras pessoas;
  • Foto com palestrantes para incentivar que as pessoas ficassem até o final do evento;
  • Incentivo aos colaboradores compartilharem a viagem, trocarem feedback, fortalecerem o relacionamento com colegas, tirarem fotos em grupo, com os brindes, etc.;
  • Os participantes conheceram o FeedzEduca, a plataforma de educação da Feedz;
  • Time de sócios da Feedz em maior contato com o público;

Pós-evento

Os resultados do antes e durante o evento foram tão positivos, que foi decidido estender o programa para o pós-evento, em que o foco ficou em ações para relembrar o aquele dia especial nas redes sociais e manter o engajamento nos conteúdos que foram apresentados no evento.

Exemplos:

  • Depoimentos dos participantes e dos colaboradores nas redes sociais;
  • Feedbacks da própria plataforma;
  • Coleta das fotos tiradas no evento;
  • Compartilhamento dos certificados do evento nas redes sociais;
  • Pesquisa de satisfação com o evento.

Como foi estruturar o programa?

De primeira, a Paloma confessou que estava um pouco receosa com a possibilidade de ter muito trabalho em um tempo curto para executar, mas, segundo ela, “a plataforma é realmente muito intuitiva e tem um campo de possibilidades muito grande.”

“Essa experiência foi incrível porque conseguimos colocar em prática tudo o que a gente desejava. Fui descobrindo inúmeras possibilidades ao longo do processo. Tudo que eu quis fazer, eu consegui fazer.”

Conclusão

A plataforma apoiou o FeedzDay 2023 mais do que o início ao fim do evento, proporcionou engajamento, compartilhamento, conexões e clareza das informações antes mesmo dele acontecer e mesmo após as luzes se apagarem.

Desde os compartilhamentos aos feedbacks, ficamos muito felizes e orgulhosos em saber que foi uma solução completa para alavancar o sucesso do evento! 💜🚀

Plataforma de gestão de pessoas e desempenho de colaboradores, com o objetivo de tornar o setor de RH mais estratégico e humano.
Solução Utilizada
Comunitive Customer
Desafio
Engajar os colaboradores e os participantes do FeedzDay 2023, evento que reúne a comunidade de profissionais de RH em uma imersão de aprendizado e networking.
Segmento da Empresa
HRTech - Fornecimento e gestão de recursos humanos

Vamos conversar?
Solicite uma demonstração personalizada para sua empresa

Nossos especialistas irão mostrar de forma detalhada como a solução da Comunitive irá impulsionar o engajamento das pessoas com sua empresa.

Preencha o formulário abaixo e receba o contato de um especialista em até 5 minutos úteis.

Feita para equipes a partir de 25 colaboradores

Ao preencher o formulário, você está ciente que a Comunitive poderá enviar comunicações conforme os seus interesses. Você pode modificar as suas permissões a qualquer tempo. Para mais informações, confira a nossa Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Recebemos sua solicitação!
Em breve um especialista entrará em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.